Skip to main content

Quem foi a sogra da Imperatriz Sissi

A Arquiduquesa Sofia, a sogra da Sissi, governou um império, embora nunca tenha sido uma imperatriz. Foi arquiduquesa da Áustria e princesa real da Hungria e da Boêmia. Ela ficou conhecida na história por ter sido mãe de dois imperadores, Francisco José I da Áustria e de Maximiliano I do México.

Sua vida antes do casamento

Sofia Frederica Doroteia Guilhermina de Wittelsbach e de Baden. Nasceu em 27 de janeiro de 1805 em Munique, na região da Baviera, um estado da atual Alemanha. Ela era filha de Maximiliano I da Baviera e sua segunda esposa Carolina de Baden. 

Sofia era uma mulher muito bonita e os artistas da época pediam para poder retratar a sua bela imagem.

arquiduquesa Sofia da Áustria
Retrato da arquiduquesa Sofia da Áustria

Noivado com o arquiduque Francisco Carlos

O imperador Francisco I da Áustria se interessou em Sofia para ser a noiva de seu filho, o arquiduque Francisco Carlos. Os pais da princesa aceitaram imediatamente a proposta, porque era um casamento muito vantajoso para a família. Entretanto, quando o casal teve seu primeiro encontro, Sofia não se sentiu atraída pelo noivo.

Francisco Carlos não era herdeiro do império Austríaco visto que tinha um irmão mais velho Fernando. O futuro Fernando I da Áustria, um homem com hidrocefalia e epilepsia. Muitos pensavam que nunca chegaria à coroa ou se conseguisse, não reinaria por muitos anos. Isso aumentava a possibilidade de Sofia e seu futuro marido se tornarem um dia os próximos imperadores da Áustria.

Casamento e devoção aos filhos

Em 4 de novembro de 1824 o casamento dos dois ocorreu na cidade de Viena na Áustria. Eles tinham muitas diferenças, Sofia era uma mulher inteligente, bonita, fria, intensa e ambiciosa, de personalidade marcante e imperativa, enquanto seu marido era um homem fraco, sem personalidade e quase nenhum charme, diziam que Sofia era o único homem daquele palácio.

Francisco Carlos apaixonou-se pela esposa e mostrou-se um marido leal e submisso, sabe-se que Sofia foi aos poucos se apegando a ele.

Arquiduquesa Sofia e os filhos
Arquiduquesa Sofia e os filhos

Os primeiros seis anos de casamento foram difíceis para Sofia, demorou muito para engravidar e quando ela finalmente engravidou, suas primeiras gestações terminaram em abortos espontâneos. Mas ela engravidou novamente e no dia 18 de agosto de 1830 nasceu o primogênito do casal Francisco José.

Arquiduquesa Sofia e seu primogênito Franscisco Jose
Arquiduquesa Sofia e seu primogênito Franscisco Jose

A morte da sua única filha mulher

Em 1832 nasceu seu segundo filho, Fernando Maximiliano, o futuro Maximiliano I do México, e em 1833 nasceu o terceiro filho, o Arquiduque Carlos Luís.

Em 1834 ela veio sofrer um aborto novamente, em 1835 nasceu sua quarta e única filha, Maria Ana, ela ficou muito alegre com o nascimento de sua filha, no entanto, a pequena Maria sofria de ataques epiléticos e em fevereiro do ano 1840 ela faleceu, isso deixou Sofia inconsolável. 

Maria Ana, filha falecida aos 4 anos
Maria Ana, filha falecida aos 4 anos

Em outubro desse mesmo ano ela teve outro filho que não sobreviveu, no ano seguinte ela ainda perderia sua mãe que ela amava muito e era bem próxima, esses acontecimentos a deixaram numa tristeza profunda. 

Em 1842, nasceria seu último filho Luís Victor, que acabou exilado da corte devido aos vários escândalos que causou relacionados à sua homossexualidade, nunca se casou ou teve filhos. Sofia foi uma mãe dedicada, ela era muito carinhosa e afetuosa, além de muito protetora e atenta à educação.

A ascensão de seu filho Francisco José a imperador

No dia 2 de março de 1835, morreu o imperador Francisco I, assim seu filho Fernando tornou-se o imperador sob o nome de Fernando I. 

No ano 1848 aconteceu uma revolução que o obrigou a abdicar, o sucessor seria então seu irmão Francisco Carlos, mas Sofia conseguiu convencer seu marido a abdicar do direito também, assim o próximo na linha de sucessão se tornou seu filho o Arquiduque Francisco José, que se tornou o imperador Francisco José I da Áustria.

Desde o início do reinado de seu filho, Sofia ficou ao seu lado e ela o assessorava tanto nas questões do Estado quanto nos problemas políticos.

Coroação Imperador Francisco José
Coroação Imperador Francisco José

A busca pela nora perfeita

Com seu filho no posto de imperador agora só faltava uma nora. Ela encontrou em sua sobrinha Helena a pretendente ideal, afinal ela ouviu maravilhas sobre a garota que era considerada muito formal e séria, exatamente o que ela procurava para seu filho, então resolveu convidar sua irmã Ludovica e sua filha para comemorar o aniversário de Francisco José na cidade de Bad Ischl.

Helena da Baviera, sobrinha da Arquiduquesa
Helena da Baviera, sobrinha da Arquiduquesa

Sua irmã Ludovica viajou para com suas filhas Helena e Elizabeth, aquele encontro foi programado para que Francisco José conhecesse e se apaixonasse por Helena, mas os planos não saíram como Sofia esperava, pois, seu filho ficou encantado com Elizabeth e não com Helena. Ele se apaixonou perdidamente, e acabou pedindo a mão de Sissi e ela acabou aceitando, Sofia não ficou contente com esse pedido, mas no final ela cedeu pela felicidade de seu filho.

A difícil relação com a nora Sissi

O fato de Sofia não considerar Elizabeth responsável e madura o suficiente para seu filho, foi o princípio de uma dura e tensa relação entre sogra e nora, que ficou marcada na história, o casamento dos dois aconteceu no dia 24 de abril de 1854 na cidade de Viena.

Sissi e Francisco José
Sissi e Francisco José

No ano de 1855 nasceu Sofia Frederica da Áustria e no ano seguinte nasceu Gisela da Áustria. Depois do nascimento, sua avo as levou para os seus aposentos, longe dos aposentos da mãe.

A morte de sua neta Sofia

Naturalmente este fato somente complicou mais a relação de sogra e nora. E no ano de 1957, Elizabeth insistiu em levar suas duas filhas para uma viagem a Hungria, a arquiduquesa Sofia recusou de imediato, ela não queria que as netas fossem nessa viagem com medo de que elas adoecessem, e os seus temores tinham fundamento, durante a viagem as meninas adoeceram gravemente, Gisela conseguiu se recuperar, enquanto Sofia Frederica não conseguiu sobreviver e acabou morrendo nos braços da mãe.

Ilustração da morte de Sofia da Áustria
Ilustração da morte de Sofia da Áustria

Essa morte foi muito dolorosa para Sissi, ela nunca mais seria a mesma. Sofia também sofreu muito, adorava as netas e culpava a nora, por isso tratou de se preparar para cuidar ainda mais dos futuros netos.

Morte de seu filho Maximiliano

Sofia sempre esteve muito orgulhosa do seu segundo filho, Maximiliano. Ele era sem dúvida o seu filho favorito, ela também tinha um ótimo relacionamento com sua outra nora, Charlotte. 

No ano de 1867, seu filho Maximiliano, que havia se tornado imperador do México, foi executado, e a notícia abalou a todos na família imperial.

A família imperial austríaca recebeu uma fotografia do cadáver de Maximiliano. Sofia estava despedaçada pela dor, dizendo que não reconhecia o homem nessas fotos e que ele não era seu filho. Portanto, ela acreditava firmemente que ele não era Maximiliano, pois, o cadáver tinha cabelos negros e pele escura enquanto o filho era louro e de pele clara.

Os supostos restos mortais de Maximiliano foram sepultados na Cripta Imperial de Viena, mas Sofia sempre viveria com a angústia de não saber exatamente o que aconteceu com seu filho. Adoeceu depois disso, estava muito triste e preferiu deixar a vida pública.

Execução do imperador Maximiliano do México
Execução do imperador Maximiliano do México

Últimos anos e Morte

Sofia compareceu à celebração do noivado de sua neta Gisela, a arquiduquesa não estava muito animada desde a morte de Maximiliano. Porém, ela não queria perder a cerimônia, afinal, adorava sua neta e via com bons olhos o noivado dela com o Príncipe Leopoldo da Baviera. 

Embora parecesse que estava feliz, Sofia já estava numa profunda depressão causada pelas várias infelicidades de sua vida. Ela já tinha perdido o seu forte caráter e só queria estar no seu quarto e viver separada de tudo e todos.

Arquiduquesa Sofia em seus últimos anos
Arquiduquesa Sofia em seus últimos anos

Sofia morreu no dia 28 de maio de 1872, aos 67 anos de idade na cidade de Viena, na Áustria. Seu marido ficou muito triste com sua morte, pois, ele a amava muito. A imperatriz Sissi, sua nora, ficou ao seu lado e cuidou dela, nos seus últimos momentos.

Veja sua biografia completa no vídeo abaixo:

3 Comments

Deixar um comentário