Skip to main content

“Este é o príncipe perdido da Casa de Windsor, que escondeu toda a sua vida do público britânico por medo de envergonhar a família real. Sua fotografia, aqui à direita, nunca apareceu em um jornal. Seu nome era Príncipe John e ele teria sido um tio da atual rainha.”

Jornal Independent

Mary de Teck e os seus filhos mais novos
Mary de Teck e os seus filhos mais novos

Quem foi o principe John do Reino Unido

Existem poucos dados e informaçoes sobre a vida desde pequeño Principe, ja que como sabemos ele foi ocultado do publico por padecer de epilepsia.

Difilcimente, hoje conheceriamos a existencia deste menino, Com estas palavras, o jornal The Independent revelou a descoberta, em 1998, de alguns álbuns de família guardados pelo duque de Windsor durante o seu exílio em França.

Àquela altura, o príncipe John já estava morto há quase 80 anos e era difícil reconhecer o menino loiro vestido de marinheiro que aparecia nas fotos com a família real: os britânicos só se lembravam de cinco dos seis filhos que tiveram o rei George V e Maria de Teck, avós da atual rainha Elizabeth II.

Principe John junto a seus irmãos, 1910
Principe John junto a seus irmãos, 1910

O filho mais novo do Rei Jorge V e Maria de Teck

Ele nasceu no 12 de julho de 1905 e era o último dos seis filhos do rei Jorge Quinto e da rainha Maria de Teck, avós da rainha Elizabeth II da Inglaterra, a história de Juan desde muito jovem ele deu sinais de ser epiléptico, igual que o seu tio-avó, filho da rainha Vitória, o duque de Albany, que tambem era epiletico. Como Leopoldo faleceu já adulto, a familia teve esperanças de que com jonh tambem chegasse à adulta, mas, infelizmente nao foi assim.

Retrato do pricipe John, 1909
Retrato do pricipe John, 1909

Descobrindo a doença e escondendo o principe

Quando príncipe completou quatro anos, sofreu o primeiro dos ataques epilépticos. Deste modo, dois anos depois, decidiram que ele não compareceria à cerimônia de coroação de seu pai, George V, junto com seus irmãos.

A família real temia que o menino sofresse um de seus ataques em público e havia especulações contra a saúde dos Windsor.

Diante isso a soluçao que os reis encontraram foi esconder John de qualquer ato público.

John do Reino Unido deixou de posar para retratos oficiais da família real britânica. Em 1916, à medida que os ataques se tornaram mais frequentes e graves, ele acabou sendo enviado para morar com sua babá em Wood Farm, a casa de campo perto de Sandringham.

Seus pais dificilmente o visitava, apenas duas vezes por ano.

Principe John
Principe John

Vida em Wood Farm

Mas, apesar do afastamento de todos, incluindo a propria familia, o menino vivia feliz naquela fazenda, se dedicaria muito à jardinagem. Ele tambem possuia muitos livros e brinquedos, além de sua própria cozinheira , cocheiro, tutor particular e uma babá a qual ele adorava e chamava carinhosamente de Lala.

Rainha inclusive quebrou o protocolo real, permitindo que crianças da região e de sua idade pudessem ir com frequencia à granja para brincar com ele.

Principe John junto à sua querida Lala, a governanta querida
Principe John junto à sua querida Lala, a governanta querida

A morte do principe John

John faleceu em 18 de janeiro de 1919 aos 13 anos naquela fazenda em Sandringham.

Somente depois da sua morte foi que os reis anunciaram a doença de John.

Dessa forma, a Rainha Mary de teck escreveria assim no seu diario:

«O nosso pequeno e querido John partiu de repente […]. O primeiro golpe no círculo familiar é difícil de suportar, mas as pessoas têm sido boas e empáticas e isso ajudou muito o rei e a mim »

Principe John
Principe John

Descobrindo a historia do principe John

Ja em em 1998 quando as fotos do príncipe vieram à tona, surgiram todo tipo de especulaçoes e muitos queriam esclareceram na época que o menino não recebeu de sua família um tratamento desumano que alguns chegaram a comentar, tengo em conta à epoca em que John viveu era normal apartar aos enfermos de eplepsia do resto da familia, muitos iam a manicomios ou centros para pertubados mentais.

Em 2015 a historia do principe escondido voltou a tona, e novamente se questionou a “humanidade” da família real inglesa, com a descoberta de uma carta em que o duque de Windsor falava de forma bastante leviana sobre a morte de John.

Em uma carta dirigida a uma de suas amantes, o que seria Eduardo VIII confessou que a morte do jovem príncipe foi um alívio para a família, algo pelo qual todos rezaram. E ainda tiveram que lamentar, que sua irmã Maria guardasse luto durante um mês inteiro, quando havia convidada para tantas festas.

Cartas do seu irmão o Rei Edward VIII, sobre o principe John

Eis aquí alguns trechos da carta:

“[O príncipe John] esteve praticamente confinado nos últimos dois anos e ninguém o via, exceto a família, uma ou duas vezes por ano”
“Ninguém ficaria mais devastado do que eu. se algum dos meus outros irmãos tivesse morrido, mas esse pobre menino já era mais um animal do que qualquer outra coisa. Ele era apenas meu irmão de sangue, nada mais.” Edward – Principe de Gales

Edward VIII
Edward VIII

Sepultamento privado na igreja de Santa Maria Madalena

O seu sepultamento aconteceu em uma cerimónia privada na igreja de Santa Maria Madalena. Muito perto de Sandringham, onde descansa até os dias de hoje.

Acima de tudo, foi um dos membros diretos da mornaquia inglesa, mais esquecidos e ignorados, já que se tem constancia de ele inclusive foi até removido de algumas árvores genealógicas da Casa de Windsor.

Veja o video sobre a vida do principe John:

Deixar um comentário