Skip to main content

O príncipe Leopoldo, filho mais novo da rainha Vitória e do príncipe Alberto, destacou-se como o mais inteligente entre os jovens da realeza britânica. Ele foi o primeiro membro masculino conhecido da realeza britânica a sofrer de hemofilia, uma condição genética transmitida pela rainha Vitória, que também afetou outras casas reais europeias. A hemofilia causou sofrimento a Leopoldo desde o nascimento até sua morte. Neste vídeo, exploraremos a vida do príncipe Leopoldo do Reino Unido.

Nascimento

Leopoldo veio ao mundo em 7 de abril de 1853 no Palácio de Buckingham, Londres, como o oitavo filho e caçula da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo e Gotha. Mais tarde, Leopoldo foi agraciado com os títulos de Duque de Albany, Conde de Clarence e Barão Arklow.

Principe Leopoldo
Principe Leopoldo

Durante o parto, a Rainha Vitória optou pelo uso do clorofórmio, incentivando assim a adoção de anestesia no parto, um feito médico impressionante, mas não causar polemica. Na era Vitoriana, O uso do clorofórmio como método de alívio da dor, ia totalmente contra o os princípios morais e religiosos da época.

Juventude e Condições de Saúde

Desde seus primeiros passos, por causa da hemofilia o pobre Leo – como todos o chamam – tem contusões por todo o corpo e sofre de maneira anormal. Durante a infância, a rainha mostraria pouco interesse em seu filho Leo, que era tratado quase como um inválido.

Victoria estava constantemente preocupada com suas hemorragias internas de Leopoldo, e ninguém acreditava que ela sobreviveria até a idade adulta. Além disso o menino episodios de epilepsia o que deixava a todos ainda desesperados, doença pouco conhecida à epoca e em plena era Vitoriana onde a superstição pairava solta, aqueles ataques epileticos que ele sofria eram interpretados como um sinal de que estava amaldiçoado ou enfeitiçado.

Principe Leopoldo e sua mãe, a rainha Vitória.
Principe Leopoldo e sua mãe, a rainha Vitória.

Mas… Leopoldo tinha uma doença que debilitava o seu físico, mas não as sua habilidades intelectuais, ele extremamente inteligente, com uma mente ágil e uma grande capacidade de aprendizado. As habilidades intelectuais do príncipe eram evidentes desde a infância. Mas ele teve que implorar à Rainha Victoria para que permitisse que ele frequentasse a Universidade de Oxford.

Finalmente, ela cedeu e foi somente nesta epoca, quando ele tinha 19 anos, que pode ter um pequeno vislumbre do que era a independência. Em 1872, o Príncipe Leopoldo ingressou em Oxford, onde estudou várias disciplinas e tornou-se presidente do clube de xadrez. O Príncipe Leopoldo também foi um maçom ativo, iniciado enquanto estava em Oxford. Sua adesão foi proposta por seu irmão, Edward, Príncipe de Gales, que na época era o Mestre Honorável da Loja.

Principe Leopoldo. Formatura em Oxford
Principe Leopoldo. Formatura em Oxford

Casamento

Com o constante olhar vigilante de sua mãe, o que era extremamente desagradavel para ele, ele começou a pensar em se casar o mais rapido possivel pois achava que essa era a única forma de se livrar da mãe. E ela começou a procurar uma noiva real para ele. Apesar de ser filho da soberana inglesa, um principe da Inglaterra, Leopoldo teve problemas para encontrar uma esposa.

Muitas pretendentes foram cogitadas entre elas, a Princesa Elisabeth de Hesse-Cassel, a Princesa Karoline Mathilde de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Augustenburg, a Princesa Stéphanie da Bélgica e a Princesa Victoria de Baden.

Mas rejeitaram a proposta. Após apos tanta rejeição a rainha Vitoria, ja com medo de que o seu filho, se casasse com a primeira que dissesse sim, sugeriu um encontro com a Princesa Helen Frederica, filha de George Victor, Príncipe Reinante de Waldeck-Pyrmont. E ela disse sim.

Principe Leopoldo e a Princesa Helen Frederica sua noiva.

E Em 27 de abril de 1882, Leopoldo e Helen se casaram na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, em uma cerimonia esplendida. A noiva usava um vestido feito de cetim branco, decorado com tradicionais flores de laranjeira e adornado com lírios. O Príncipe Leopoldo a presenteou com um colar de diamantes, uma grande estrela de diamantes, uma pulseira de rubi e diamantes, brincos de safira e diamantes, renda espanhola e um leque.

No ano seguinte, em 1883, Leopoldo tornou-se pai quando sua esposa deu à luz uma filha, Alice. No entanto, ele não viveria para ver o nascimento de seu filho, Charles Edward.

Principe Leopoldo e sua filha Alice

Morte

Em 27 de março, estando em casa em Cannes, a ‘Villa Nevada’, ele escorregou e caiu, machucando o joelho e batendo a cabeça ele perdeu muito sangue, mais a hemorragia pareceu estar controlada e Leopoldo solicitou a presença de sua esposa, da qual sentia muita falta. No entanto, Ele morreu nas primeiras horas da manhã seguinte, aparentemente de uma hemorragia cerebral, poucos dias antes de completar 31 anos.

Leopoldo foi sepultado na Câmara Real e posteriormente seus restos mortais foram enterrados na Capela Memorial Albert em Windsor.

Deixar um comentário