Skip to main content

O Mistério de Anastasia Romanov já deu muito o que falar, é um enigma que cativa a grandes e pequenos. Quem nunca ouviu essa história e desejou que ela realmente tivesse escapado com vida daquele horror?

Anastásia Romanov
Anastasia Romanov

Anastasia é provavelmente o membro da família Romanov mais famoso que existe. 

Existem inúmeros livros, novelas, musicais, filmes e um desenho animado produzido pela 20th Century Studios em 1997 que foi um verdadeiro sucesso de bilheteria.

Mas o que realmente aconteceu com Anastásia Porque existe essa lenda, esse mistério em torno dessa princesa? Ela realmente sobreviveu?

Nascimento de Anastasia

Quando Anastasia nasceu em junho de 1901, a sua mãe, a Czarina Alexandra Romanov não poderia estar mais triste. Isso porque em janeiro desse mesmo ano ela tinha perdido a sua querida avó a Rainha Vitória da qual ela não pode nem comparecer ao funeral porque estava grávida do seu quarto filho. 

Além disso,  todas as suas esperanças e orações eram para que esse bebê fosse um menino, porém nasceu Anastasia. Além de chorar a perda da sua avó, Alexandra teve que enfrentar a fúria e decepção da opinião pública já que o povo Russo, a culpava diretamente. 

Anastásia Romanov e sua mãe Alexandra Romanov
Anastasia Romanov e sua mãe Alexandra Romanov

Eram muito supersticiosos e  sempre viram a união do Czar com uma estrangeira alemã como um mau presságio. Quando souberam que ela tinha tido outra menina, a reação foi, mais uma vez, de um pesado ressentimento. Eles diziam que a alemã tinha mau olhado e que graças a sua nefasta influência o grande Czar da Rússia estava fadado à catástrofe. 

O nascimento de uma quarta menina deixou tanto o povo quanto a própria família imperial extremamente desapontados. O que criou uma agitação indescritível no país, que clamava incessantemente por um herdeiro menino. 

Essa menina recebeu o nome de Anastasia que significa ressurreição. Anastasia nasceu pesando 5 quilos e depois do alvoroço do seu nascimento, os seus pais a adoraram tanto quanto as suas três irmãs mais velhas, Olga, Tatiana e Maria.

Sua infância e personalidade brincalhona

Era muito parecida com a sua mãe, inclusive no quesito de saúde pois Anastasia sofria de joanetes, além de um problema muscular nas costas que a obrigava a receber uma massagem duas vezes por semana. Ainda assim, Anastásia era uma criança enérgica.

Sendo descrita como baixa e corpulenta, ela tinha olhos azuis e cabelos castanho-avermelhados.

Anastásia Romanov
Anastasia Romanov

Possuía um talento inato para as artes dramáticas e sempre dizia que queria ser uma grande atriz.. Adorava imitar as pessoas e também as vozes. Não parava quieta, ainda que os seus comentários afiados e engenhosos muitas vezes ofendiam aos mais sensíveis. 

Anastásia foi a grande responsável pela maior parte das travessuras e sem dúvidas a que mais recebeu castigos por parte dos pais. Adorava subir nas árvores e  se recusava a descer, exibindo um comportamento tipicamente infantil. 

Tatiana, Maria e Anastásia Romanov
Tatiana, Maria e Anastasia Romanov

Mas conforme ia crescendo foi tendo consciência de que algumas brincadeiras podiam ferir e inclusive ser perigosas.

Anastásia também era muito destemida, não tinha medo de agir, diziam que era muita engraçada e fazia todo mundo rir. Quando sua família estava no cativeiro ela organizava peças de teatro e monólogos para animar a família. 

Nascimento do pequeno Alexei e o grande segredo

A família do Czar Nicolau II era muito unida e quando finalmente o herdeiro Alexei, nasceu em 1904, toda a família se uniu ainda mais, para guardar um terrível segredo. O menino nasceu com uma doença mortal e incurável e ninguém podia saber disso, já que isso podia trazer ainda mais instabilidade à Dinastia Romanov. 

Se o povo e principalmente os inimigos do império soubessem que o príncipe podia morrer de uma simples queda, inofensiva para qualquer outra criança, seria muito perigoso para o futuro da Dinastia. 

O pequeno Alexei Romanov
O pequeno Alexei Romanov

Alexei sofria de hemofilia, Alexandra sempre estava desesperada. Primeiro porque não suportava ver o filho sofrendo desde o nascimento e segundo porque se culpava, já que foi ela quem transmitiu o gene da hemofilia presente em sua família.

O envolvimento da família Romanov com Rasputín

Nesse contexto, aparece a figura de Grigori Rasputín, um camponês Russo com fama de homem Santo, que de alguma forma, até hoje desconhecida, acalmava e até curava as dores do menino. 

Grigori Rasputín
Grigori Rasputín

Porém, da mesma forma que ele trouxe paz para o  núcleo familiar, ele também trouxe o caos. Rasputín era um homem libertino, controverso, bebia muito, fazia escândalos, andava com prostitutas na sarjeta. Portanto, era incompreensível para o povo, que ele estivesse tão intimamente ligado à família, e isso deu lugar a todo tipo de boato. 

Mas, na verdade, tanto Alexandra, quanto os filhos, e principalmente Alexei adoravam o monge e o viam como o salvador enviado por Deus.

Apareceram cartas escritas a Rasputín pela propria Czarina e tambem pelas suas filhas que diziam: 

“Meu querido, lindo, meu único amigo”.

Anastásia escreveu o seguinte:

“O quanto eu quero ver você de novo. Hoje sonhei com você. Eu sempre pergunto à mamãe quando você vem… Eu sempre penso em você, querido, porque você é tão bom para mim…” 
Rasputín e os Romanov
Rasputín e os Romanov

Naturalmente isso provocou um escândalo sem precedentes e os inimigos do império aproveitaram para espalhar queRasputín tinha um caso não somente com a Czarina, mas também com as filhas. 

Apesar dos rumores, a união entre a família imperial e o monge continuou até seu assassinato em dezembro de 1916. 

A Primeira Guerra Mundial e a abdicação de Nicolau II

Durante a Primeira Guerra Mundial, Anastásia, junto com sua irmã Maria, que eram inseparáveis e chamadas de “o pequeno par”, ainda eram muito jovens e não puderam servir como enfermeiras voluntárias como a sua mãe e as suas irmãs.

Mas elas foram visitar os soldados no hospital, contaram histórias entretendo os feridos, lendo cartas e inclusive ensinando alguns a ler e escrever. 

Anastásia e Maria Romanov no hospital com os feridos da Primeira Guerra Mundial
Anastasia e Maria Romanov no hospital com os feridos da Primeira Guerra Mundial

Quando estourou a Revolução Russa em 1917, o caos era tremendo. Um mau governo por parte do Czar, as incontáveis mortes de soldados durante a primeira guerra mundial e o descontentamento do povo russo que havia perdido todo o respeito pelo império e o levantamento da oposição Todos esses fatores foram cruciais para forçar Nicolau II a abdicar do trono.

Prisão domiciliar da família Romanov

Se criou um governo provisório, e Anastásia e sua família foram colocados em prisão domiciliar no Palácio de Alexandre. Mas dada a proximidade das forças bolcheviques, a família foi transferida para Tobolsk, na Sibéria. 

Família Romanov em Tobolsk, na Sibéria
Família Romanov em Tobolsk, na Sibéria

E uma vez que os bolcheviques assumiram o controle da maior parte da Rússia, Anastásia e sua família foram realocados para a casa Ipatiev em Ecaterimburgo.

Em suas memórias, um dos guardas da Casa Ipatiev, Aleksandr Strekotin, descreveu Anastásia como uma garota “muito amigável e alegre”, enquanto outro guarda disse que ela era “um diabinho encantador’

A Família Romanov em prisão domiciliar
A Família Romanov em prisão domiciliar

Ela era travessa e raramente parecia cansada. Ela gostava de brincar com os cachorros, como se estivessem em um circo.”

Por outro lado, outro dos guardas diziam que Anastásia era  “ofensiva e terrorista” reclamando que alguns de seus comentários eram muito provocativos e causavam tensão entre os soldados.

A execução de Anastasia Romanov e toda sua família

Anastásia tinha apenas 17 anos, quando na madrugada do dia 17 de 1918, ela e toda a sua família foram executados a tiros no porão da casa, juntamente com quatro serviçais. 

Yákov Mijáilovich Yurovski, responsável pela execução, deu detalhes dela no seu relatório aos seus superiores bolcheviques. 

Esse relatório conhecido como “ O informe Yurovski”, foi detalhado no livro O Último Czar de Edvard Radzinsky. 

Ilustração dos membros da família Romanov e seus funcionários no momento da execução
Ilustração dos membros da família Romanov e seus funcionários no momento da execução

Dizia que eles reuniram toda a família no sótão, com a desculpa de que seriam fotografados. Então, pouco depois que a família estava reunida e preparada para a foto, o pelotão entra e lê um breve documento informando que todos seriam executados naquele momento. O Czar somente consegue dizer a expressão “O que?” e rapidamente foi baleado a queima roupa.  

Quando o czar cai morto, a czarina e sua filha Olga tentam fazer o sinal da cruz, mas são mortas na primeira rajada de balas, sendo baleadas na cabeça. 

As jóias nos espartilhos das grã-duquesas

No Relatório, Yurovski acrescentou também que, uma vez que a fumaça dos tiros tornou possível ver o resultado da execução com mais clareza, descobriu-se que algumas das balas haviam se encaixado nos espartilhos de algumas das grã-duquesas. 

Isso porque as meninas haviam costurado joias e pedras preciosas em suas roupas, o que acabou servindo de armadura contra as balas. 

Anastásia e Maria Romanov
Anastasia e Maria Romanov

Anastásia e Maria se encolheram contra uma parede com as mãos na cabeça, antes de serem atingidas por tiros. 

Outro guarda, Pyotr Yermakov, explicou à esposa que Anastásia havia sido morta com baioneta. Quando os corpos foram levados para fora, uma ou mais das meninas começaram a chorar e foram finalizadas com golpes na cabeça, escreveu Yurovski.

No verso dessa foto, Pyotr Yermakov escreveu o seguinte: “Estou de pé sobre o túmulo do czar”
No verso dessa foto, Pyotr Yermakov escreveu o seguinte: “Estou de pé sobre o túmulo do Czar”

Alguns dias depois, quando o exército branco que marchava para Ecaterimburgo para resgatar a família imperial chegou a casa Ipatiev, não encontrou a família,  já que haviam enterrado todos corpos no bosque. 

Casa Ipatiév, em Ecaterimburgo
Casa Ipatiév, em Ecaterimburgo

Isso foi o que gerou o maior mistério do século XX, pois a família havia desaparecido e essa notícia se espalhou como pólvora em todo o país e no mundo.

Lenda de que Anastasia Romanov havia sobrevivido

Então começaram a surgir rumores de todos os tipos. O que ganhou mais força e perdurou ao longo das décadas foi o rumor de que Anastásia teria sobrevivido ao massacre.

Isso porque, não se sabia muito sobre o massacre, os corpos não haviam sido encontrados, dando espaço para muitas versões contraditórias, e com o passar dos meses, os assassinos começaram a se exibir relatando sua participação no massacre. 

Imediatamente surgiram vários jovens que afirmavam ser um dos filhos do casal imperial que havia sobrevivido.  

Essa mistério somente recebeu um final definitivo, em 2007, quando os restos mortais dos últimos Romanov apareceram próximo  à cova que em que encontraram anteriormente o resto da família. Eles encontraram os corpos de um menino que depois se comprovou que era Alexey e uma menina provavelmente Maria ou Anastásia. 

Restos mortais da família Romanov
Restos mortais da família Romanov

Toda a família imperial havia sido assassinada naquela noite de 1918. 

É incrível ver que Anastásia Romanov apesar de ter nascido princesa, sempre quis ser atriz, um sonho que nunca realizou, mas com certeza o seu papel foi um dos mais interpretados  e até hoje perdura na história do cinema. E fazendo jus ao significado,  o nome de Anastasia ressuscita de tempos em tempos na cultura popular ao longo da história.  

Assista a biografia completa de Anastasia Romanov:

Deixar um comentário